As redes sociais são hoje o canal mais importante de conexão com seus clientes.

Gerenciamento de redes sociais,
por que é tão importante?

O poder das redes sociais é bem forte e intenso na Internet. Por isso, elas se tornaram uma ferramenta de marketing cada vez mais explorada pelas empresas. Negócios de variados segmentos têm divulgado sua marca e seus serviços na rede, para atrair e fidelizar clientes.

As Redes Sociais, quando utilizadas de maneira correta, são capazes de estabelecer uma comunicação rápida e prática. Elas permitem que usuários compartilhem informações através de vários formatos: imagens, fotos, vídeos. Isso torna possível levar sua marca e seus produtos para milhares de usuários, utilizando a linguagem certa para cada segmento do público.

Atuar nas Redes Sociais hoje já não é mais uma opção para as empresas e marcas. Seus clientes constantemente publicam comentários e revisões sobre seus produtos mesmo em sua ausência. As empresas devem atuar nas redes sociais, mas de maneira correta.

Por que as rede sociais
são tão importantes?

Compartilhar a visão do seu negócio

O seu negócio aberto 24 horas do dia, durante os trezentos e sessenta e cinco dias do ano.

Segmentação de público

Nas redes sociais é possível segmentar seus posts de acordo com as características da audiência, direcionando seus esforços para o seu público alvo.

Informação sobre os seus clientes

Seus clientes compartilham seus gostos, desejos e outras informações valiosas em suas redes sociais, fique atento ao que é relevante para conectar-se melhor a ele.

Canal de venda direta

Você pode utilizar as redes para vender seus produtos ou serviços, principalmente se você abordar aquela audiência que já tem um relacionamento com você e já se mostra madura para a compra.

Divulgação com baixo orçamento

Por ser muito mais barato, anunciar nas redes sociais é um dos modelos mais assertivo do momento, além da vantagem de que na web é muito mais fácil nichar e mensurar os resultados.

Informação em tempo real

As redes sociais permitem comunicar em um canal direto. Isso é muito importante no caso de gestão de crise por exemplo, em que é necessário que a marca se posicione rapidamente, evitando assim que tome maiores proporções.

Conheça mais as principais
redes sociais do mundo

Facebook

O Facebook é de longe a rede social mais popular do planeta — e, consequentemente, do Brasil. Quem nunca ouviu a brincadeira, principalmente para relacionamentos, de que “se não está no Facebook é porque não é oficial”? É a rede social mais versátil e completa. Um local para gerar negócios, conhecer pessoas, relacionar-se com amigos, informar-se, divertir-se, debater, entre outras coisas. Para empresas, é praticamente impossível não contar com o Facebook como aliado em uma estratégia de Marketing Digital, seja para gerar negócios, atrair tráfego ou se relacionar com clientes.

Instagram

O Instagram foi uma das primeiras redes sociais exclusivas para acesso mobile. É verdade que hoje é possível acompanhar as atualizações em desktop, mas o produto é todo voltado para ser usado no celular. É uma rede social de compartilhamento de fotos e vídeos entre usuários, com a possibilidade de aplicação de filtros. Originalmente, uma peculiaridade do Instagram era a limitação de fotos para uma formato quadrado, imitando as fotografias vintage, como as de câmeras Polaroid. Em 2012, o aplicativo foi adquirido pelo Facebook por nada menos que 1 bilhão de dólares. Desde a aquisição, a rede social mudou bastante e hoje é possível postar fotos em diferentes proporções, vídeos, Stories, boomerangs e outros formatos de publicação.

WhatsApp

O WhatsApp é a rede social de mensagens instantâneas mais popular entre os brasileiros. Ganhou até o “carinhoso” apelido de zap zap por parte da população. Praticamente todos que tem um smartphone tem também o WhatsApp instalado. Em 2017, também entrou na moda dos Stories e implementou a funcionalidade, que foi batizada de “WhatsApp Status”.

Google +

A rede social do Google acabou não se popularizando como o planejado. Pela proposta que tem, acabou batendo de frente diretamente com o Facebook. É difícil encontrar uma empresa que possua mais engajamento ou que gere mais tráfego a partir do Google+ do que do Facebook, por exemplo. Nos últimos anos, tem tentado se reinventar para conquistar mais usuários, fazendo uma série de atualizações.

Linkedin

O LinkedIn é a maior rede social corporativa do mundo. Assemelha-se bastante com as redes de relacionamento, mas a diferença é que o foco são contatos profissionais — ou seja, em vez de amigos, temos conexões, e em vez de páginas, temos companhias. É usado por muitas empresas para recrutamento de profissionais, para troca de experiências profissionais em comunidades e outras atividades relacionadas ao mundo corporativo.

YouTube

O YouTube é a principal rede social de vídeos online da atualidade, com mais de 1 bilhão de usuários ativos e mais de 500 milhões de vídeos visualizados diariamente. Foi fundado em 2005 por Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim. O sucesso meteórico fez com que a plataforma fosse adquirida pelo Google no ano seguinte, em 2006, por 1,65 bilhão de dólares.